Você tem o terreno e tá prontinha para construir, o que você faz? Contrata um pedreiro e como a construir e vai ajeitando as coisas durante a obra? Bem, eu tenho uma notícia ruim pra te dá…. NÃO faça isso! Além de sair mais caro no final, você esquentar sua cabeça à toa.
Nós temos uma série de passos que precisam ser seguidos para que o sonho da construção da sua casa não se torne em um pesadelo. Apesar de toda burocracia, construir a sua casinha não é a tarefa mais difícil do mundo, se você for auxiliado pelas pessoas certas.
Vamos simplificar o processo em cincos etapas bem concisas.

01

PROJETO

Essa etapa é muito importante e eu não digo isso porque sou arquiteta não, eu digo isso porque nós somos os profissionais formados para esse tipo de serviço. A construção de uma casa, por exemplo, não se resuma a pensar em onde vai isso ou aquilo, não se deve pensar de forma isolada, afinal a sua casa não é um quebra-cabeças. Por outro lado, não podemos pensar apenas em estética e design, inclusive porque o custo vai ser mais elevado do que precisaria ser. O segredo é alinhar questões financeiras, funcionalidade, práticas e técnicas apropriadas para a execução da obra.

02

BUROCRACIA

Essa parte não tem escapatória, você precisará de um profissional, podendo ser o arquiteto ou engenheiro civil. A razão é simples, o seu projeto precisa ser aprovado na prefeitura da sua cidade e não pode ser feito de qualquer jeito. Existem uma série de normas técnicas que precisam ser seguidas especificamente para isso. Ah, não podemos esquecer que o profissional deve ser registrado na prefeitura onde o projeto será apresentado.

03

CONSTRUÇÃO

Apesar de ser mais usual contratar um pedreiro, essa é de longe a alternativa que vai te dar mais dor de cabeça. O processo de construção tem seus imprevistos e complicações e tudo isso cairá sobre seus ombros tornando esse processo demorado e doloroso. A dica é contratar uma construtora que já está preparada para lidar com esses percalços, adicionando um grau de eficiência ao projeto que valerá a pena, e não podemos esquecer que eles tirarão um enorme peso das suas costas. 

04

HABITE-SE

Esse é o nome do documento que a prefeitura te passa permitindo que você more na casa que você construiu. Basicamente é verificar se o projeto que foi aprovado previamente foi executado como deveria ser. Depois da ida do fiscal não sua obra ou até mesmo depois de pronta, você já pode fazer as malas e se mudar para o seu novo cantinho.

Espero que tenha ficado claro do processo de construção da sua casa própria. É trabalhoso, mas ao final vale muito a pena!

Fique à vontade para entrar em contato e tirar alguma dúvida que possa ter ficado. Nos vemos no próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Olá, precisando de ajuda?