Bem, como o próprio título do artigo já mostra, o arquiteto tem um pouco de psicólogo dentro dele. Mas como? O Arquiteto é o profissional que traduz o que o cliente quer por meio do projeto que será feito. É comum vermos colegas que se perdem no meio do processo criativo porque não visualiza a importância de agregar as necessidades do cliente por mais que estas sejam diferentes das ideias do profissional.
É importante lembrar que a dupla arquiteto e cliente não são rivais. Não é uma disputa de qual idéia é a melhor mas sim qual idéia vai harmonizar com a personalidade e objetivo do projeto. A construção do projeto não deve ser resultado das ideias que sobram das reuniões mas sim da SOMA dos dois pontos de vista.
O arquiteto vai traduzir a necessidade do cliente, vai ouvi-lo (claro), interpretar os desejos e levar para o papel. De forma nenhuma, você cliente deve deixar o arquiteto fazer o que quiser na sua casa, afinal você que vai morar lá, não é mesmo? O segredo é harmonia e sinestesia entre as partes. 🙂
A suma do dia é: Escute ao seu arquiteto mas também seja escutado por ele.